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Descrição
Ref: LIV-IMP-CECI-22
Edição: 1ª Edição
Publicação: 05/2022
Páginas: 186 páginas
Capa: Brochura
Peso: 0,440g
Dimensões: 16x23cm

Pré-lançamento com disponibilidade de envio a partir do dia 27/05/2022

O mundo atual encontra-se inteiramente preocupado com a influência da informática nas relações contratuais e comerciais, notadamente pelo uso da internet cada vez mais intenso na prática de contratações entre particulares e empresas, destacando-se, como objeto de estudo, as transações contratuais eletrônicas de natureza consumerista.

No intuito de auxiliar os operadores do direito o autor Adriano Roberto Vancim foi a fundo para trazer ao leitor um estudo sobre:

• A Indústria do Dano Moral
• Cláusulas Abusivas
• Concepção da Responsabilidade Civil dos Provedores
• Contrato Eletrônico de Consumo (B2C) e Contrato de Adesão
• Da Proteção do E-commerce e Marketplace Digital
• Dano Indenizável
• Do Dropshipping
• Dos Vícios
• Excludentes da Responsabilidade Civil
• Práticas Abusivas
• Prevenção e do Tratamento do Superendividamento
• Publicidade Enganosa e Abusiva
• Responsabilidade Civil dos Provedores de Intermediação
• Responsabilidade Contratual
• Responsabilidade do Comerciante
• Responsabilidade Extracontratual
• Responsabilidade pelo Fato do Produto e Serviço
• Responsabilidade por Vício dos Produto ou Serviço
• Responsabilidade peço Fornecimento de Serviço
• Responsabilização por Produtos Defeituosos

Descrição do livro Contrato Eletrônico de Consumo e o Dano Indenizável Online

O mundo atual encontra-se inteiramente preocupado com a influência da informática nas relações contratuais e comerciais, notadamente pelo uso da internet cada vez mais intenso na prática de contratações entre particulares e empresas, destacando-se, como objeto de estudo, as transações contratuais eletrônicas de natureza consumerista.

Disso deriva a aplicação de normatização a amparar as partes na avença, em especial o consumidor, parte reconhecidamente vulnerável, mais ainda pelo aspecto da natureza de contrato de adesão a que se desenvolve a grande maioria das contratações apresentadas, sem dizer, por necessário, daquelas advindas do e-commerce, marketplace digital e dropshipping.
Corolário, em igual preocupação, é o fato da responsabilidade civil a que subsume tais contratações, que, a despeito de todo o arcabouço jurídico vigente, inegável atender que ainda não se mostra de todo preciso tais contratações donde, por consectário, passível de reparação indenizatória de ordem material e moral verificadas condutas transgressivas a salvaguardar o direto substantivo do consumidor.

Nesse viés, sem qualquer interesse em estagnar o tema proposto, o presente opúsculo almeja, de forma singela, contribuir para maior desenvolvimento e difusão de ideias que permitam garantir absoluta segurança a correspondente transação, hoje irreversível, bem assim garantir todo o direito posto em favor do consumidor contratante.


Por que comprar o livro Contrato Eletrônico de Consumo e o Dano Indenizável na Internet?

Com as medidas de restrição de circulação milhares de estabelecimentos comerciais ficaram impossibilitados de funcionar durante a pandemia, e com isso milhões de pessoas que estavam acostumadas a efetuar compras presenciais em lojas e centros comerciais, acabaram por ficar sem opções disponíveis para adquirir seus produtos e serviços.

Em 2020 mais de 13 milhões de pessoas efetuaram sua primeira transação na internet.

Este crescimento nas negociações online trouxe fortes desafios aos fornecedores de bens e serviços, aos consumidores, que cada vez mais recebem ofertas de novas empresas, e a comunidade jurídica por conta dos problemas advindos destas relações.

No intuito de auxiliar os operadores do direito o autor Adriano Roberto Vancim foi a fundo e esmiuçou as questões legais acerca dos contratos eletrônicos, relações de consumo na internet, prestação de serviço, questões ligadas ao ecommerce, marketplaces e ao dropshipping para trazer ao leitor um estudo mais aprofundado sobre esses temas que cada vez são mais comuns no dia a dia das pessoas.


Principais tópicos do livro Contrato Eletrônico de Consumo e as Relações de Consumo na Internet (2022)

• A Indústria do Dano Moral
• Cláusulas Abusivas
• Concepção da Responsabilidade Civil dos Provedores
• Contrato Eletrônico de Consumo (B2C) e Contrato de Adesão
• Da Proteção do E-commerce e Marketplace Digital
• Dano Indenizável
• Do Dropshipping
• Dos Vícios
• Excludentes da Responsabilidade Civil
• LGPD
• Práticas Abusivas
• Prevenção e do Tratamento do Superendividamento
• Publicidade Enganosa e Abusiva
• Responsabilidade Civil dos Provedores de Intermediação
• Responsabilidade Contratual
• Responsabilidade do Comerciante
• Responsabilidade Extracontratual
• Responsabilidade pelo Fato do Produto e Serviço
• Responsabilidade por Vício dos Produto ou Serviço
• Responsabilidade peço Fornecimento de Serviço
• Responsabilização por Produtos Defeituosos


Ficha técnica do livro Contrato Eletrônico de Consumo e o Dano Indenizável na Internet
Autor: Adriano Roberto Vancim
Edição: 1ª Edição
Paginação:
Acabamento: Brochura

Nota Explicativa do Autor......................................................
Considerações Iniciais.............................................................

CAPÍTULO I
CONTRATO ELETRÔNICO DE CONSUMO (‘B2C’) E CONTRATO DE
ADESÃO .........................................................................................

CAPÍTULO II
DA APLICABILIDADE DO CÓDIGO DE DEFESA E PROTEÇÃO DO
CONSUMIDOR ................................................................................
CAPÍTULO III
APONTAMENTOS ACERCA DA PROTEÇÃO CONTRATUAL DO
CONSUMIDOR SOB O MANTO DO CDC..............................................
1. Princípios Imanentes...........................................................
a. Princípio da Conservação do Contrato (art. 6o, V e 51§2o).......
b. Princípio da Boa-Fé. (art. 4o, III)....................................
c. Princípio da Equivalência................................................
d. Princípio da Igualdade. (art. 6o, II).................................
e. Princípio do Dever de Prestar. (arts. 6o, III, 30 e 31) ......
f. Princípio da Execução Específica da Oferta (arts. 35, I e
84§1o)...............................................................................

CAPÍTULO IV
ASPECTOS GERAIS DA CONTRATAÇÃO CONSUMERISTA...................
1. Espécies de Contratos Regulados pelo CDC ......................
Contrato Eletrônico de Consumo e o Dano Indenizável na Internet
2. Interpretação das Cláusulas de Maneira mais Favorável ao
Consumidor........................................................................
3. Conhecimento Prévio do Conteúdo do Contrato...............
4. Efeito Vinculante da Declaração de Vontade......................
5. Denúncia Vazia do Contrato ..............................................
6. Garantias Contratuais.........................................................

CAPÍTULO V
PRÁTICAS ABUSIVAS.......................................................................
1. Hipóteses Legais do Art. 39 do CDC.................................
a. Condicionamento do Fornecimento do Produto ou Ser-
viço .................................................................................
b. Recusa de Atendimento à Demanda do Consumidor.....
c. Fornecimento não Solicitado...........................................
d. Aproveitamento da Hipossuficiência do Consumidor.....
e. Exigência de Vantagem Excessiva ....................................
f. Serviços sem Orçamento e Autorização do Consumidor......
g. Divulgação de Informações Negativas sobre o Consumi-
dor..................................................................................
h. Colocação no Mercado de Produtos ou Serviços em De-
sacordo com as Normas Técnicas ....................................
i. Inexistência ou Deficiência de Prazo para Cumprimento
da Obrigação...................................................................
2. Outras Hipóteses Previstas no CDC...................................
a. Elevação do Preço sem Justa Causa .................................
b. Reajuste Diverso do Previsto em Lei ou Contrato...........
c. Recusa de Venda Direta...................................................

CAPÍTULO VI
CLÁUSULAS ABUSIVAS....................................................................
1. Espécies de Cláusulas Abusivas ...........................................
a. Cláusula de Não Indenizar no Contrato de Consumo ....
b. Cláusula de Renúncia ou Disposição de Direitos............
c. Cláusula de Limitação da Indenização e o Consumidor
Pessoa Jurídica.................................................................
d. Cláusula Obstativa ao Reembolso das Quantias Pagas
pelo Consumidor............................................................
e. Cláusula de Transferência da Responsabilidade a Terceiros...
f. Cláusula que Estabeleça Obrigações Iníquas e Vantagem
Exagerada........................................................................
g. Cláusula Incompatível com a Boa-Fé e a Equidade.........
h. Cláusula “Surpresa”.........................................................
i. Cláusula de Inversão Prejudicial do Ônus da Prova .........
j. Cláusula de Arbitragem Compulsória..............................
k. Cláusula que Apresente “Representante Imposto”...........
l. Cláusula Permissiva de Opção Exclusiva pelo Fornecedor....
m. Cláusula Permissiva de Alteração Unilateral do Preço....
n. Cláusula Permissiva de Cancelamento Unilateral do Con-
Contrato .........................................................................
o. Cláusula de Ressarcimento Unilateral dos Custos de
Cobrança ........................................................................
p. Cláusula que Possibilite a Modificação Unilateral do
Contrato .........................................................................
q. Cláusula que Viole Normas Ambientais..........................
r. Cláusula Ofensiva aos Princípios Fundamentais da Lei de
Consumo........................................................................
s. Cláusula que Importe Onerosidade Excessiva ao Consu-
midor..............................................................................
t. Cláusula que Proíba a Resolução Contratual por Ônus
Excessivo a uma das Partes..............................................

CAPÍTULO VII
DA PUBLICIDADE ENGANOSA E ABUSIVA..........................................
Contrato Eletrônico de Consumo e o Dano Indenizável na Internet

CAPÍTULO VIII
DA PREVENÇÃO E DO TRATAMENTO DO SUPERENDIVIDAMENTO.......

CAPÍTULO IX
RESPONSABILIDADE PELO FATO DO PRODUTO E DO SERVIÇO...........

CAPÍTULO X
RESPONSABILIZAÇÃO POR PRODUTOS DEFEITUOSOS......................

CAPÍTULO XI
RESPONSABILIDADE DO COMERCIANTE...........................................

CAPÍTULO XII
RESPONSABILIZAÇÃO PELO FORNECIMENTO DE SERVIÇOS...............

CAPÍTULO XIII
RESPONSABILIDADE POR VÍCIO DO PRODUTO OU SERVIÇO ..............

CAPÍTULO XIV
DOS VÍCIOS....................................................................................
1-Vícios de qualidade..............................................................
2-Vícios de quantidade...........................................................
3-Vícios de serviço..................................................................

CAPÍTULO XV
DA RESPONSABILIDADE CIVIL.........................................................
1. O Dano indenizável............................................................

CAPÍTULO XVI
RESPONSABILIDADE EXTRACONTRATUAL........................................

CAPÍTULO XVII
RESPONSABILIDADE CONTRATUAL..................................................

CAPÍTULO XVIII
CONCEPÇÃO DA RESPONSABILIDADE CIVIL DOS PROVEDORES.........

CAPÍTULO XIX
RESPONSABILIDADE CIVIL DOS PROVEDORES DE INTERMEDIAÇÃO ..
1. Da Proteção dos e-commerce e marketplace digital ............
2. Do Dropshipping

CAPÍTULO XX
EXCLUDENTES DA RESPONSABILIDADE CIVIL...................................

CAPÍTULO XXI
A INDÚSTRIA DO DANO MORAL.......................................................
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................

Adriano Roberto Vancim
Bacharel em Direito. Especialista em Direito Administrativo e em Direito Educacional. Advogado. Servidor Público
vinculado ao Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais. Aprovado no concurso para Notário e Registrador promo-
vido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais - TJMG. Professor de Direito. Autor e co-autor de inúmeros
artigos jurídicos publicados em revistas especializadas. Autor e co-autor de obras jurídicas, dentre as quais, 1) “Sinopse
de Direito Internacional”, 2) “Sinopse do Estatuto da Criança e do Adolescente”, 3) “Sinopse de Direito do Consumi-
dor”, 4) “Curso Preparatório para o Exame de Ordem – Prova Objetiva e Parte Teórica”, 5) “Direito para Concursos
Públicos”, 6) “Direito & Internet: Contrato Eletrônico e Responsabilidade Civil na Web – Jurisprudência Selecionada
e Legislação Internacional Correlata”, 7) “Marco Civil da Internet”, 8) “Contrato Eletrônico: Aspectos Jurídicos”, 9)
“Lei dos Juizados Especiais Anotada e Interpretada – Cível, Criminal e Fazenda Pública”, 10) “Os Juizados Especiais
Cíveis Como Meio Facilitador de Acesso à Justiça”, 11) “Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais” e 12) “A Citação no
Processo Civil e Sua Inaplicabilidade Via Whatsapp” , 13) A Reclamação como Instrumento Processual nos Juizados
Especiais. Medalha Desembargador Hélio Costa conferido pelo TJMG.